Educação a distância: novas possibilidades na educação

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Curso de Redes de Aprendizagens



Atividade 2.2 - Compartilhando experiências de uso de redes sociais

Reflexões:

O meu ingresso nas redes sociais foi meio que acidental. Ao entrar no e-mail, vi um convite e fui clicando, clicando..., quando vi já estava cadastrada no face.  Quanto ao uso dessa ferramenta, não faço com muita precisão, mas gosto muito de observar os outros,   compartilho e posto pouco.
Quanto a auxiliar alguém, ainda não aconteceu,  devido também, não ter tanto conhecimento. Vou sempre a um espaço que é pessoal e familiar, onde postamos assuntos nossos, convites, fotos entre outros. Então, a minha prática é pequena.
Como maior atividade, é fazer comentários e interagir com alguns conhecidos. Não fico procurando pessoas para falar, pois não tenho tempo para fomentar  nessas pessoas a interação, haja visto não ter tempo para fazê-lo. Principalmente, devido ao bloqueio desse aplicativo no serviço.
Penso que os adolescentes e jovens usam abundantemente essa ferramenta, mas principalmente como forma de comunicação. Ao tenho uma ideia formada, como poderia ser utilizada de forma pedagógica. A não ser que os professores de língua portuguesa fossem buscar a escrita na rede como meio de mostrar a língua culta, haja visto,  que os internautas  se comunicam monossilábicamente,  ou seja, através do internetês.
Tenho algumas críticas em relação ao uso da rede: a primeira é a exposição que é feita pelas pessoas, de sua vida pessoal; de sua identidade, do que faz. Ou seja, de algumas situações que são bem individuais. Essa ‘intervenção’ da vida privada do outro, me incomoda muito. No que tange a segurança, creio que não é total, conforme falam, pois existem muitos casos de intervenção na vida das pessoas.
As diferenças existentes entre a comunidade do e-Proinfo e as outras comunidades, é que nesta em especial, somente participam quem está escrito nos cursos. E de modo positivo, são com especialistas da educação.
Nazaré Corrêa

Nenhum comentário: